Qual é a semelhança entre uma monografia, um TCC e um artigo científico?

Muitas vezes ódio, cansaço e sempre tem referência bibliográfica. Eu vim falar da última característica, mas prometo que vai ser em uma perspectiva diferente da que você está acostumado.

Por que preciso fazer uma pesquisa bibliográfica antes de começar um projeto de People Analytics?

Imagina que você tem um amigo que é muito bom em gastronomia ou dedicou muito tempo para se aprofundar no tema.

Essa é a importância da referência bibliográfica! Provavelmente alguém se aprofundou no tema que você vai ter que trabalhar e você pode pedir ajuda para essa pessoa.

Ok… mas ainda não sei como aplico em People Analytics

Tudo bem, vamos nos dois sites de receitas mais famosos: https://scholar.google.com/ e https://www.connectedpapers.com/

Primeiro você precisa ter o prato que você quer fazer que é o problema de negócio.

Vamos dar um exemplo concreto de problema de negócio bem comum, redução da saída voluntária de funcionários.

Depois do primeiro passo dado, você precisa saber quais os ingredientes são necessários e aí vem algo bem interessante, primeiro escute o especialista e depois agregue a sua experiência.

Os ingredientes são as hipóteses, elas vão ser essenciais para você guiar as suas análises.

Procure a opinião dos especialistas nos sites mencionados acima com termos como “Voluntary Attrition”, “Voluntary Turnover”, “Voluntary Employee Churn” (sugiro procurar em inglês, porque há mais material disponível, mas depois eu vou fazer uma pequena observação).

No primeiro momento é meio intimidador ler o artigo, mas o seu amigo só está te dando a receita, falando quais os ingredientes que ele usou, como preparou e o prato final. Tente ter como base pelo menos 2 artigos científicos e, através deles, crie no mínimo três hipóteses.

Um exemplo de hipótese é que pessoas solteiras tendem a sair com maior frequência que pessoas casadas ou que pessoas que não fazem horas extras tendem a sair menos que as pessoas que fazem tempo extra no trabalho.

Finalmente você vai dar o seu tempero criando mais três hipóteses através de sua experiência e conversando bastante com a área de negócio, o time de Pessoas

Esses passos são extremamente importantes para você não ir procurar artigos científicos que corroborem com o que você já formulou como hipótese.

(Caso crie um modelo de aprendizagem de máquina, procure mais dois artigos que sugiram os melhores modelos para este problema de negócio)

E pronto! A referência bibliográfica te deu os melhores ingredientes, mas sempre tem um porém…

Qual é o porém?

Sempre devemos ter em mente alguns pontos:

• A ciência nunca é uma verdade absoluta, então não devemos considerar que os artigos científicos são fórmulas infalíveis ( tem umas receitas aí que nem vale a pena tentar )

• Talvez os ingredientes não se encaixem com a sua realidade, você tem um forno diferente ou more em um lugar úmido. Os artigos científicos foram testados em lugares que podem não ter as mesmas condições que você encontra na sua empresa. Use-os como base e faça variações caso seja necessário.

• Use ingredientes locais. Procure artigos científicos brasileiros também, existe uma probabilidade de ressaltar algum aspecto que a gente vive somente dentro do nosso país.

• Os dados refletem a cultura de uma empresa ou de um estudo. Seja extremamente cauteloso quando os dados apontarem questões discriminatórias por gênero, raciais, localidade, etc, é nosso dever não reproduzir segregações através de modelos e estudos. Para mais informação, segue um artigo interessante: Preconceito via algoritmo: problemas do machine learning e a falta de representatividade – lab212

Seguindo essa fórmula você, provavelmente, vai fazer uma ótima receita e quem sabe você não acabe criando um prato famoso que se espalhe pelo o mundo?

Gabriel Teixeira

Bacharel de Psicologia, sólida experiência na área de Pessoas passando por People Analytics, Remuneração, Orçamento, Adm de Pessoal, atualmente desempenha o papel de  People Analytics na Afya Digital.

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