Como saber qual o impacto de um programa de Trainee na empresa?

O principal objetivo dos programas de Trainees é desenvolver, reter e acelerar a carreira de jovens profissionais com requisitos de algumas competências (proatividade, protagonismo, trabalho em equipe, dentre outras) e talento para liderança, para que no futuro possam ocupar vagas estratégicas na empresa. São programas bastante concorridos e que despendem investimento de tempo e recursos financeiros por parte da organização. Mas como saber se vale a pena manter o programa de Trainee? Quais são os benefícios que a empresa obtém com o programa? Qual o desempenho desses profissionais em comparação aos outros? O que eles podem agregar à empresa em curto ou longo prazo? O objetivo do programa de reter estes talentos está funcionando?

Através de uma base de dados de Analistas e Trainees contendo 13.546 observações e 11 variáveis, sendo as principais Nível de Satisfação, Avaliação de Desempenho e Saídas, foi feito uma análise para entender se o programa de trainee estaria trazendo benefício à empresa.

O programa de Trainee dessa empresa iniciou em 2013 com a contratação de 50 trainees. Em 2014 as contratações de trainee aumentaram para 100 e foi mantido esse padrão todos os anos. Dessa forma, olhando para a média da avaliação anual (comparando desempenho dos trainees e analistas), é possível perceber que o desempenho dos analistas aumentou após o início do programa de Trainee.

Com relação à média de satisfação, o gráfico demonstra que a satisfação dos analistas está ligada à avaliação de desempenho, porém com variações mais acentuadas, com sua maior crescente sendo a partir do início do Programa de Trainee.

Com o início do programa de Trainee, o índice de turnover dos Analistas diminuiu significativamente, onde em 2013 representava 26,74%, caindo para 6,66% no último ano (2019). De 650 Trainees que passaram pelo programa, somente 7,8% não foram efetivados. 74,98% permanecem na empresa, enquanto 16,61% saíram por demissão voluntária após a efetivação e somente 0,61% foram demitidos por decisão da empresa.

É possível concluir que até o momento o programa trouxe benefício para empresa, com aumento do desempenho dos colaboradores, diminuição de saída dos profissionais, além de um bom percentual de retenção.

Após análise e conclusão, faço as seguintes recomendações:

1. Obter dados sobre a movimentação (promoções) dos colaboradores, a fim de monitorar a aceleração de carreira que o Programa de Trainee propõe aos participantes;

2. Realizar pesquisa de engajamento com os Analistas;

3. Aplicar entrevista de desligamento.

A importância de uma área de People Analytics na empresa é justamente poder analisar os fenômenos, apoiar a construção de estratégias de gestão e monitorar os resultados dessas estratégias, de uma forma concreta através dos dados.

Agradeço à Sabrina pela oportunidade de publicar esse artigo e por todas as trocas que já tivemos desde que entrei nesse mundo de People Analytics!

Julia Oneda

Formada em Processos Gerenciais, estudante de People Analytics. Cursando Pós-Graduação em RH Analytics.

IN: Julia Oneda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *