Uma empresa não sobrevive somente de bom relacionamento e liderança. O mundo é dos dados. A metodologia de People Analytics trabalha com levantamento de números, analisando a equipe e fazendo com que a única distinção entre os funcionários seja feita com base no desempenho, sem pré-conceitos ou definições estabelecidas no achismo.
Aliado a isto, o OKR (Objectives and Key Results – Objetivos e Resultados-Chaves) se destaca como grande aliada a esta metodologia. Para entender a ligação, vamos entender esse funcionamento.
O OKR ajuda a rastrear as prioridades da empresa, definindo os objetivos e simplificando a forma de comunicação em todos os níveis dentro dela. Sendo assim, esse método direciona claramente planos mensuráveis para a obtenção de números reais de crescimento. Baseado em resultados-chave, ele alinha o colaborador para suas tarefas, fazendo com que elas sejam palpáveis.
Todo caminho percorrido deve ser em direção a um objetivo, que deve ser aspiracional e qualitativo, algo que você quer alcançar. Por exemplo, ser o maior jogador de futebol de todos os tempos. Para essa missão ser concluída é necessário o cumprimento de resultados chave, que parte de dados calculáveis, eles são a prova que você está alcançando o que almeja. Por exemplo:
Ter 10 títulos nacionais
Chegar a marca de 500 gols na carreira
Ser eleito melhor do mundo 5 vezes
Essa é a base do OKR, ter um objetivo sólido que será mensurado por resultados-chave. Os OKRs então, são o que definem o quão próximo você está do seu objetivo, são sua guia durante a jornada.
Com a implementação do OKR temos uma forma simples de análise. Neste cenário, caso o colaborador atinja 50% de suas metas, este número é imutável e indiscutível. Lembrando que o caminho percorrido e obstáculos podem ser debatidos, porém o resultado é incontestável. Com isso, o People Analytics se beneficia de dados expostos em um plano como o OKR.
Gerir pessoas por dados, significa qualificar cada membro pela própria produção, sendo um meio mais justo e muitas vezes mais confiável de gestão. O OKR, junto da metodologia de People Analytics, pode ser a chave de desenvolvimento de suas missões e entendimento de performance.
Apesar de um sistema simples, o OKR demonstra diversas peculiaridades. Como você acha que essa metodologia pode encaixar no seu modelo de gestão de pessoas e People Analytics?
Rômulo Castro de Lima
Acadêmico de jornalismo e Redator na CoBlue
Sobre a CoBlue: A CoBlue é especialista em gestão contínua de desempenho e OKR. Foi pioneira no país ao construir o primeiro software de OKR do Brasil, e possui mais de 5 anos de experiência impactando mais de 450 empresas, de diferentes tamanhos e segmentos.
Site: https://coblue.com.br/