Origem e Evolução

People Analytics Surgiu no inicio dos anos 2000 onde a Google começou suas primeiras iniciativas, e a metodologia avançou no final dos anos 2000 com Big Data, antes disso tivemos um processo de onda de análise de dados em outras áreas começando no financeiro e logística com ERP integrado (ERP – Enterprise Resource Planning), Supplay Chain Integrado, Analise financeira e de budget e analise de logística e supplay Chain, isso com a economia industrial, no começo de 1900 e com a economia financeira até 1960, depois o Consumo e Marketing com CRM (CRM – Customer Relationship Management), Analise comportamental WEB, Segmentação dos clientes, Data Warehouse com a economia do cliente e da WEB em 1970 – 1980 e agora a onda de analise dados com People Analytics em Talento e Liderança, com HR Analytics, Analise de Talentos orientada a negócios, Gerenciamento integrado de talentos (work force Planning), Recrutamento, Aprendizado, Avaliação de desempenho isso tudo nos dias atuais.

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Segundo pesquisas da Deloitte em 2017, 51% das empresas no mundo priorizam People Analytics, este número em 2018 subiu para 86% o que revela uma porcentagem bem relevante dentre tantos outros temas e um crescente número a ser considerado com muito critério e relevância.

People Analytics é um tema inovador que está sendo construído todos os dias e implantado pelas empresas que não querem ficar para traz e para isso é necessário que existam profissionais de Recursos Humanos capacitados e sistemas que apoiem o suficiente a execução do People Analytics, porém, o principal é que a empresa e seus departamentos abracem esta iniciativa e faça acontecer, e por mais que tenha muitas empresas interessadas e profissionais não só de RH buscando conhecer e amadurecer a metodologia dentro de sua área de trabalho, é muito importante que toda a empresa esteja preparada para as transformações que People Analytics pode causar, afinal o processo poderá realizar várias mudanças no todo, e ira refletir em todos, estas mudanças podem acontecer na política da empresa, código de conduta e até valores e missão, afinal People Analytics é de Pessoas para Pessoas e negócios, ou seja, é muito mais que um simples sistema, apesar do Excel ser a ferramenta mais ultizada, o que deixa claro que não necessariamente precisamos de ferramentas super avançadas para começar e que todos podemos de maneira simples e cuidadosa iniciar um projeto de People Analytics, existem ótimas ferramentas de apoio que surgem a todo momento, mas People Analytics não se limita a isso.

Quais as novidades e aplicação?

A própria metodologia de People Analytics é uma grande novidade já que existem poucos especialistas com experiência e conhecimento acadêmico no mercado, além de muitos materiais de estudo e informações sobre o tema existirem apenas em inglês.

People Analytics pode ser aplicado em qualquer empresa de qualquer porte, seja pequeno, médio ou grande e de qualquer segmento perfumaria, tecnologia, esporte, vestuário, alimentos etc, temos empresas como O Boticário, Adidas, LinkedIn, Nestle, e outras que já utilizam People Analytics, e para garantir que seu projeto de People Analytics dê certo, esteja atento a sua base de dados, cuidado com dados ruins, dados desestruturados a serem analisados, tenha os insights certos e plano de ação, os insights mais utilizados no mercado hoje são (recrutamento, medição de desempenho, remuneração, planejamento da força de trabalho e retenção), tenha relevância para o seu negócio, evite projetos ambiciosos demais, e para que isso realmente seja possível conte com um especialista na área, é muito importante que um especialista ou no mínimo um profissional de Recursos Humanos que conheça bem People Analytics, possa conduzir todos os caminhos e processos com as demais áreas da empresa, alinhado a área de negócio que é o RH, já que não se trata de uma ferramenta ou um software e sim uma metodologia que necessita de um midset voltado para a análise de pessoas através de dados para o negócios, e conhecimento para conduzir todos os processos que confere a metodologia de People Analytics, que vai desde o mapeamento da empresa com relação aos seus sistemas e operações, analisando se são adequados e corresponde a fase fundamental e inicial de People Analytics, designer de apresentação de conteúdo e dashboard, UX a experiencia do usuário na análise do seu dashboard, conceitos data vizualization, comunicação, habilidade de Marketing, até análise de dados, estatística e plano de ação alinhado a estratégia de pessoas e estratégia de negócios, observando bem o nível de maturidade da empresa, onde ela está e onde ela quer chegar, atento se esta empresa está no nível fundamental que seria o básico, de cálculo com definição de variáveis, modelagem ou preditivo que seriam os mais avançados, e assim seguir com o os próximos passos de People Analytics.

Vantagens

Existem várias vantagens em People Analytics algumas delas é ter um RH mais estratégico, menos operacional e mais ágil, com inovação voltado para pessoas e negócios, gestão por evidencia, ou seja, todas as ações serão tomadas a partir de dados levantados, analisados e estudados e não por achismos e opiniões muitas vezes sem fundamento, redução do viés humano e da subjetividade, evitando o opiniões muitas vezes preconceituosas e tratando as pessoas como elas são, de forma humana, e não tomando as decisões apenas por conceitos vagos, por exemple por ele ou ela ser homem, mulher, gay, hetero, negro, branco, gordo, magro, jovem ou como costumo dizer jovem a mais tempo que são os babyboomers aqueles com mais de 50 anos e sim com analise de performance com dos dados levantados e analisados através da metodologia de People Analytics.

Aplicação e Transição

A melhor forma de começar é buscar capacitação através de instituições com professores que tenham boas experiencias e conhecimento da metodologia, para que você possa obter a base do conhecimento com qualidade, e posteriormente iniciar um trabalho ou projeto de forma assertiva e de sucesso, e conduzir de acordo com o modelo de negócio da sua empresa e das pessoas que constroem a sua empresa, tomem muito cuidado com os cursos muito comerciais que querem apenas lhe vender uma prestação de serviço ou um software e não lhe promove nenhuma experiencia em curso, tão pouco lhe prepara para o mercado lhe ensinando e dando autonomia para conduzir a metodologia com o mínimo de segurança e conhecimento, esteja atento pois o mais importante é: People Analytics em sua essência é a humanização das pessoas através de dados, e o impacto no negócios é consequência de pessoas felizes, engajadas tornando-as assim mais produtivas gerando o sucesso e crescimento da empresa, e mais People Analytics é da área de Recursos Humanos e sendo assim todos os profissionais desta área já tem o skill principal que é o skill de RH, ou seja, conhece as áreas e as sub áreas de recursos humanos como departamento pessoal, recrutamento e seleção, Desenvolvimento Organizacional, business partner etc e entende as suas peculiaridades e complexidades, podendo assim levantar as variáveis corretas para análise e detém o core necessário para uma tomada de ação sobre essas variáveis, como de turn over, absenteísmo, rotatividade, sinistralidade, demografia dentre outros que são específicos da área de RH, apesar de não ser o único Skill de People Analytics, para conduzir o processo, os demais skills como estatística, matemática, perspicácia do negócio, sistemas e tecnologias, data vizualization e outros são completamente possíveis de aprender e desenvolver, porem a essência principal é pessoas, afinal é uma metodologia de pessoas, que já está no DNA do verdadeiro profissional de RH, que ama gente, que tem paixão pelo crescimento, e desenvolvimento das pessoas.

HR Digital

People Analytics está em todo contexto e conceito digital, onde é preciso ir além do networking e inteligência emocional, é necessário uma mentalidade criativa, inovadora, ágil e completamente disruptiva, com People Analytics você é um RH digital e está imerso e conectado com a indústria e a economia de hoje e do futuro, antenado com as tendências de inovação da fusão entre as tecnologias mais relevantes do mercado, tornando cada vez mais próximo o mundo físico, biológico, digital e de sustentabilidade que atinge diretamente todos nós, hoje o mundo físico e digital estão cada vez mais unificados, como por exemplo o smart phone que nos conecta com tudo, em tempo real praticamente, é uma das tendências mais fortes de avanços tecnológicos, além do trabalho na nuvem, que é também uma das grandes tendências, inclusive seu celular também funciona na nuvem, ambos tornam nosso trabalho mais ágil, e no caso da nuvem ou que chamamos de servidores terceirizados, também é mais sustentável, evitando o uso de servidores e maquinas físicas, isso promove a agilidade da transformação movida pela nossa economia.

O grande desafio de hoje para todas as pessoas de todas as áreas, é ser digital e para o RH em especifico a metodologia de People Analytics é um excelente começo para aquele profissional que não só deseja ou tem a intensão, mas certamente será um HR digital.

Sabrina Vasconcellos

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