Você já parou pra pensar o quão importante é a qualidade de dados nessa área?
Quando pensamos na área de People Analytics, vem à nossa mente gráficos, dashboards e análises robustas, mas, será que essas visualizações estão acuradas e precisas? Bom, a resposta deveria ser sim, entretanto, sabemos que esse processo de gestão de informações em sistemas pode conter erros de processos e até humanos, que podem desencadear uma série de problemas relacionados à qualidade dos dados.
Ao longo dos anos à frente de Projetos e People Analytics, percebi que a parte de implantação de sistemas, treinamentos de usuários e change management sempre foram importantes para que o uso das ferramentas fosse seguidos de maneira correta no dia a dia, especialmente em empresas menores que geralmente trabalham com controles manuais e em planilhas. Fato é que, independente de como a empresa está estruturada, a recomendação é prevenir a inconsistência de dados, evitando a gestão de exceções de casos fora dos sistemas ou em controles paralelos, pois isso pode trazer resultados ambíguos e incorretos.
Isso acontece pois nem sempre a área de RH está 100% imersa no mundo digital e também na cultura de dados, fazendo com que a qualidade e precisão das informações fiquem prejudicadas, resultando em processos pouco maduros e nos famosos e temidos “números que não batem”.
Adicionando à governança, a proteção desses dados também deve ser considerada. A gestão de acessos em sistemas, que restringe dados para pessoas não autorizadas e anonimização de informações pessoais, que protegem e previnem a exposição de dados sensíveis, é outra vertente muito importante para a qualidade das informações reportadas.
Por fim, a ideia desse texto é destacar que, independente de qual é o contexto corporativo, para que a área de People Analytics possa atuar como um verdadeiro parceiro do negócio, a qualidade de dados é essencial em todos os processos para que seja possível a tomada de decisão baseada na realidade da empresa, possibilitando o apoio no crescimento e desenvolvimento do negócio de maneira mais assertiva.
Luana Coelho
Especialista em People Analytics com sólida experiência no segmento Tech, formada em Psicologia com foco em pesquisa em Psicologia Social (onde nasceu meu interesse pela área de dados e pessoas).
IN: Luana Coelho