Quando falamos sobre informação e emprego, não podemos deixar de fora um dos assuntos mais comentados nos últimos anos, as famosas Fake News.
Mas como a desinformação pode afetar o cidadão que está em busca de novas oportunidades?
Segundo a matéria do Uol Economia, uma notícia falsa sobre possíveis vagas na Sede dos Correios no Rio de Janeiro gerou uma grande fila e criou expectativas em dezenas de pessoas que buscavam uma oportunidade no mercado de trabalho.
“Em nota, a estatal lamentou o ocorrido e afirmou que a fila foi dispersada e as pessoas informadas sobre a correta forma de recrutamento (Uol Economia, 2020).”
Dentre os principais meios de busca por vagas de emprego, a internet é o mais usado. As vagas aparecem em sites oficiais de emprego e pode surgir em redes sociais e até WhatsApp, muitas vezes com propostas tentadoras.
Infelizmente muitas vezes as vagas não existem, são usadas apenas como isca para que os candidatos forneçam seus dados, e em alguns casos mais sérios, o candidato paga uma mensalidade ou valor fixo pelo serviço de oferta. Alguns desses golpes prometem a recolocação do candidato no mercado de trabalho.
É importante se manter atento quando está à procura de uma vaga para não cair na ilusão da vaga perfeita e acabar sendo prejudicado.
O jornalismo precisa andar junto com as empresas sérias para combater esse tipo de desinformação que consequentemente leva ao golpe.
Segue algumas dicas para identificar se a vaga é falsa:
- Visite o site oficial da empresa e cheque se realmente existe uma vaga com aqueles requisitos e características.
- Preste atenção no contato telefônico após o cadastro para a vaga, não passe dados pessoais sem a confirmação que todas as informações são reais.
- Benefícios muito generosos sem muita informação também pode ser um alerta.
Lembre – se que as falsas vagas de emprego em tempos de crise aumentam consideravelmente, afinal, o número de demissões faz muitas pessoas procurarem vagas.
Saiba que com as devidas informações e cuidado, é possível evitar as vagas enganosas. A informação é a melhor arma contra qualquer Fake News.
Se informe, leia e sempre procure auxilio com profissionais de RH.
Lucimara Ferreira de Souza
Acadêmica de Jornalismo
Coordenadora de Alunos em Kabbalah Centre Brasil.